5 Formas de Aumentar o Engajamento dos seus Coworkers na Comunidade

Pequenas ações podem impactar de maneira positiva no engajamento da sua comunidade.

O sucesso de um coworking não depende somente de uma boa administração. Controlar gastos e orientar sua equipe não são suficientes para conquistar clientes e satisfazer os coworkers. Uma das mais importantes funções atribuídas ao gestor de coworking é a articulação de atividades e ferramentas para incentivar o engajamento no espaço de trabalho compartilhado. Muitas pessoas buscam ali mais do que um escritório: elas estão atrás de experiências.

O que significa engajar coworkers? Quando falamos de engajamento não falamos somente de participação em eventos ou níveis de socialização,mas principalmente do comprometimento do membro com a comunidade. Ao criamos conexões fortes, privilegiamos empresas e profissionais que estão próximos e criamos uma rede de confiança e apoio. Engajar pessoas significa fazê-las perceberem que elas fazem parte de algo maior, e que possuem voz ativa na comunidade.

É preciso literalmente trazer vida ao coworking: fornecer bases para que tudo funcione de maneira orgânica, que seus membros sintam-se confortáveis e enxerguem em seus colegas um canal aberto de apoio e habilidades a serem compartilhadas. O engajamento social não é medido somente através de participação em eventos, mas da interação entre os coworkers e seu compromisso em fazer do espaço um ambiente de troca e local de encontros entre pessoas e empresas que se apoiam.

Além de preparar a sua equipe para conectar pessoas e empresas do seu coworking, há algumas iniciativas pontuais que você pode promover dentro do seu espaço. São ideias de ações que mantêm a proximidade entre seu público e as metas do seu coworking. Além disso, podem servir de indicadores para você ter a real noção do quanto seus coworkers estão engajados no espaço.

Veja algumas sugestões:

 

1. Material Rico

Foto: Exit Bee

Produzir e oferecer gratuitamente ebooks, whitepapers, podcasts e vídeos sobre assuntos de interesse dos coworkers é uma estratégia muito inteligente em vários aspectos. Você pode tornar-se uma referência quando o assunto é trabalhar em coworkings, aumentar sua presença digital e construir meios de medir sua audiência interna e externa. Pense temas que relacionam-se ao cotidiano de profissionais e empresas que trabalham em coworkings. Veja alguns exemplos:

  • Como melhorar a produtividade no coworking
  • Criando rituais matinais no espaço de trabalho
  • Desafio do desenvolvimento pessoal: perdendo o medo a cada dia
  • Tá na hora do laboral – exercícios que você pode fazer em qualquer lugar para aliviar o desconforto de muito tempo na mesma posição
  • Guia da comunidade: como aproveitar o máximo do espaço compartilhado

 

  1. Mostre quem faz parte da comunidade

    ícones de pessoas conectadas gerando engajamento

Foto: 500brunches

Deixe os coworkers saberem quem são seus colegas de escritório. É uma forma de incentivar a criação de conexões e prestigiar empresas do próprio coworking. Essa ação pode ser realizada através da divulgação de uma lista com todos os nomes e contatos de quem trabalha no coworking para todos que fazem parte da comunidade. Outras alternativas são a criação de um canal no Slack ou um grupo no Facebook.

 

  1. Pesquisa de satisfação

Foto: Socialair

Divulgue pesquisas de satisfação periodicamente para monitorar a qualidade de seus serviços e do engajamento em seu coworking. Faça pesquisas online curtas e objetivas, para conseguir uma adesão satisfatória.

 

  1. Jogos

Foto: Techplace

Videogames, mesas de sinuca, pebolim e pingue-pongue são coisas que naturalmente unem as pessoas. Se o seu coworking possuir um espaço para alocar jogos como esses, vale a pena investir. Você também pode promover campeonatos e desafios com prêmios como almoço de graça em um restaurante próximo ao coworking, drinks cortesias no bar ao lado etc.

 

  1. Varalzinho de cartões de visita

Foto: Google Campus, por Hammock Blog

Essa é uma ação muito fácil e que não custa quase nada à sua equipe. Basta fazer um varalzinho com barbantes ou fios coloridos e deixar alguns prendedores pequenos para que as pessoas possam pendurar seus cartões de visita. O Google Campus aderiu a essa ideia em uma de suas escadas, transformando o local em um espaço de interação também.

Como é o engajamento no seu coworking? Será que os profissionais que trabalham em espaços compartilhados se engajam mais do que em escritórios corporativos tradicionais? Nos ajude a divulgar a 2ª Pesquisa de Engajamento em Coworkings: seu coworking pode ganhar uma Nespresso, e o seu coworker, um Kindle! Mas corre lá que a pesquisa é só até dia 01/07/2017!