Como Divulgar seu Coworking – 13 Estratégias Direcionadas

Conheça as estratégias assertivas de grandes coworkings e saiba como divulgar seu negócio e atrair mais clientes.

O mercado brasileiro de coworkings está crescendo muito rápido. Em apenas um ano (2016 a 2017), o número de coworkings cresceu 114%. Para gestores de coworking, o momento é de pensar estrategicamente: não somente a concorrência está dando  um salto quantitativo com a estruturação de grandes marcas e grupos de coworkings nacionais e a chegada de players internacionais como o WeWork, o público de coworkings ficará mais exigente a acostumado com a cultura de trabalhar em um escritório compartilhado.

O número de profissionais que trabalham remotamente também está se ampliando. Por isso é preciso alinhar a sua proposta de valor com as demandas da nova geração de coworkers do país. Não haverá espaços para erros ou crescimento abaixo da média. A hora de investir na divulgação e na construção da sua marca é agora.

Como divulgar seu coworking de maneira assertiva?

Antes de sair gastando loucamente com anúncios de Facebook ou mídias impressas que você julga serem importantes, é importante entender as particularidades do mercado de coworking e seus clientes. Os canais de impacto para seus clientes podem não ser os tradicionais do grande público. Por exemplo: vincular uma propaganda em um canal aberto pode ser tão ineficiente quanto imprimir flyers do seu espaço e distribuí-los em frente no seu espaço.

Nenhum investimento em divulgação funciona sem uma estratégia feita com base em um público-alvo e uma meta a ser atingida. Seu capital é muito valioso para não ter um direcionamento adequado. Valorizar o que coworkers procuram é fundamental para construir uma marca de sucesso neste meio.

Veja algumas estratégias que valem a pena investir para conquistar mais coworkers:

 

1- Leve seu coworking para fora.

Frequente cafés, bares, restaurantes, feiras e eventos das proximidades do seu espaço e participe da comunidade como um membro ativo, e não apenas como um gestor que está querendo vender seu peixe. A divulgação pessoal ainda é ainda a mais efetiva.

 

2.Destaque seus membros mais influentes.

Quais são as celebridades do seu coworking? Comunique ao mundo quem faz parte da sua comunidade. Que tal fazer uma pequena entrevista com esses membros influenciadores destacando o que ele(a) mais gosta no coworking e aproveitando para oferecer um vale de um dia no seu espaço?

 

3. Receba eventos diferentes

Eventos de alcance de públicos diferentes como Hackathons, oficinas, encontros, palestras e workshops de grandes empresas atraem pessoas para conhecer seu espaço. Uma visita é algo marcante: seus convidados farão fotos, check-ins e muitos stories se você proporcionar uma experiência bacana.

 

4. Ofereça membership de cortesia para membros importantes da comunidade

Estamos na era dos influenciadores: pessoas comuns contam histórias por meio de seus celulares, e essas histórias são vistas por milhões de pessoas. Que tal aparecer na narrativa de profissionais influentes e ganhar visibilidade? Convide pessoas importantes para fazerem parte de seu coworking oferecendo benefícios.

 

5. Participe de trends no twitter

Parece pouco, mas não é. Acompanhar  hashtags relacionadas ao mundo do coworking, da tecnologia, economia colaborativa e outros temas que se relacionem ao seu negócio podem ajudar você a se posicionar no mundo online. Responda dúvidas, participe de discussões e interaja com usuários.

 

6. ONGs

Organizações não lucrativas de cunho social costumam atrair bastante atenção da comunidade. O propósito destas instituições sensibilizam  muitas pessoas e as causas unem muitos grupos. Que tal convidar uma dessas para fazer parte do seu coworking? Ou oferecer seu espaço de eventos para atividades dessas organizações?

 

7. Popup coworking – Coworking Temporário

Essa é uma ideia muito popular em outros países e que constitui montar um coworking temporário em locais de grande movimentação para divulgar esse estilo de trabalho. É claro que será preciso investir em alguns elementos como locação de um espaço, internet boa e móveis por algumas semanas. Pode ser um evento caro e que não valha a pena para muitos coworkings, mas se o seu espaço funciona em uma vibe mais hype, com certeza esse tipo de ação trará mais clientes.

 

8. Mantenha uma lista de mentores pública e atualizada

Muitas startups são atraídas pelas pessoas que podem ajudá-las no seu processo de crescimento. Organize uma lista de gestores que se oferecem para ser mentores do seu coworking e deixe disponível para consulta em seu site.

 

9. Live chat em seu site

Implante um chat em seu site e deixe alguém disponível para responder questões que possam aparecer de usuários online. Ferramentas gratuitas como o JivoChat podem te ajudar a captar esses leads.

 

10. Google adwords

Você já ouviu a expressão “o Google são os olhos do mundo”? Bem, se não ouviu, saiba que isso é verdade. Se você não aparece no maior site de pesquisa do mundo, dificilmente as pessoas vão saber de você. Aprenda agora como ficar visível a milhares de pessoas e marcar presença online.

 

  1. SEO

    Seu site precisa ser “encontrável”. É sobre isso que tratam as técnicas de SEO:  criar caminhos em mecanismos de busca que levem os usuários a seu site. Técnicas de SEO envolvem a criação de um conteúdo que os mecanismos de busca entendam como material rico e relacionado ao tema a que você se propõe. Veja algumas estratégias e aplique-as em seu site.

 

  1. Email marketing

    O email ainda é um dos meios de divulgação mais eficientes do mercado digital. Além de investir em um conteúdo forte, não se esqueça de estabelecer uma constância de envios. Que tal disparar uma vez por semana eventos que aconteceram ou que ainda vão acontecer no espaço? Ou divulgar ações que acontecem dentro do coworking? Não deixe essa poderosa ferramenta de lado!

 

  1. Anúncios no Facebook

    O Facebook possui ferramentas de direcionamento de anúncios que podem ser extremamente úteis para divulgar seu coworking. Através da segmentação customizada, você pode atingir as pessoas certas e não perder tempo com o público que não tem a  ver com a sua proposta.

 

Quer saber como fazer para seu coworking crescer cada vez mais? Conheça nosso Sistema de Gestão para coworkings e fale com nossa equipe 🙂